Poliéster Reciclado

Poliéster Reciclado

 




   É evidente que o mundo atual está se afogando em plástico. Desde que o material foi criado em 1907 cerca de 8,3 bilhões de toneladas métricas foram produzidas até hoje. Nesse contexto, a Moda busca encontrar a sua forma de também ajudar o mundo em que vivemos. Nos últimos anos, marcas começaram a lançar produtos feitos de poliéster reciclado, um exemplo disso foi a empresa de calçados Rothy. Eles produziram sapatilhas estilosas feitas de garrafas de água recicladas. Adidas assumiu o compromisso de só usar poliéster reciclado em suas peças a partir de 2024.

   Atitudes como essas nos trazem esperança por dias melhores, pois até lá a quantidade de poliéster de plástico reciclado aumentará, substituindo o material ''virgem'' nas peças.                           
                        
   Segundo Jared Paben, da revista Plastics Recycling Update ''É substancialmente mais barato produzir fibra básica a partir de PET recuperado do que materiais virgens''. Portanto, se torna fácil visualizar um dos obstáculos existentes para que essa ação seja efetivada por todos os fabricantes: à medida que várias marcas de moda consomem o suprimento relativamente pequeno de plástico reciclado, elas aumentam instantaneamente o preço desse material. E isso serve apenas para tornar o plástico reciclado menos atraente para outras indústrias que dependem do material, como a indústria de garrafas plásticas.

   O engenheiro de componentes e tecnologia Bouraoui Kechice explica sobre o poliéster reciclado, a tecnologia de reciclagem química e sobre a importância da aplicação desses componentes e procedimentos em alguns dos processos da Decathlon, loja de artigos esportivos. Confira o vídeo!


https://youtu.be/FwlP51NIAoo


Júlia da Mata e Sara Braga (NUPEV)


Comentários