STARTUP DESENVOLVE COURO VEGANO COMPOSTÁVEL A PARTIR DE ÁGUA DE COCO DESCARTADA

   Made From Malai, uma startup de materiais veganos com sede na Índia desenvolveu um couro vegano compostável feito de celulose bacteriana em água de coco residual. As designers Zuzana Gombosva e Susmith Suseelan estudaram por mais de 5 anos diferentes formulações antes do sucesso do produto.

  Para a confecção do material é necessária a esterilização da água de coco e depois usada como alimento para bactérias. O produto é fermentado por duas semanas e a gelatina formada se torna celulose bacteriana, que foi batizada pelas designers da empresa como Malai.

   Depois da coleta da substância ela é refinada e misturada com cascas de banana, teca ou cânhamo para uma maior durabilidade e textura antes de sua secagem, dando as fibras propriedades comuns do couro, como a resistência a água.

   Gombosva afirma que seu processo de produção não afeta nenhum animal, diz também que “Ele consome menos recursos em termos de energia e água durante a fabricação e não usa produtos químicos tóxicos em qualquer estágio de seu ciclo de produção.”

   A empresa está mostrando protótipos para possíveis fabricantes, tendo como objetivo parcerias com marcas conscientes e a expansão do produto no mercado indiano e a outros lugares.


Imagem retirada do Pixabay


Júlia da Mata e Sara Braga (Nupev)












Comentários