COMPOSIÇÃO NO CEFET – CAMPUS DIVINÓPOLIS

Exposição do trabalho da disciplina “CRIATIVIDADE E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA”
Professor: Rodrigo Bessa
Turma: 2° Ano Integrado- Técnico em Produção de Moda

COMPOSIÇÃO NO CEFET – CAMPUS DIVINÓPOLIS

Com o intuito de comemorar o aniversário de 22 anos do CEFET-MG (Campus Divinópolis), o professor de Produção de Moda, Rodrigo Bessa, propôs para sua turma do 2°Ano Integrado, uma exposição de fotos tiradas do Campus com o tema “Composição no CEFET”. O objetivo principal é demonstrar através de imagens a grande importância acadêmica e, principalmente, cultural que o CEFET possui.

A Composicao fotográfica é a ordem dos elementos, do primeiro plano e dos motivos secundários, é também a qualidade estética que inclui textura, equilíbrio de cores e formas, entre outras variáveis, que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável visualmente.
Dessa forma, foram formados grupos que tiraram fotos do Campus dentro das seguintes Composições fotográficas:

Simetria – caracteriza por solidez, estabilidade e força, também são eficientes na organização de imagens que contém muitos detalhes.



Radial – são aquelas fotografias que os elementos principais se irradiam do meio do quadro para fora. Isso cria uma sensação vívida, mesmo que os elementos estejam estáticos.




Diagonal – as linhas diagonais conduzem o olho de um lado para o outro da imagem e produz muito mais energia do que as linhas horizontais.






Sobreposição – sobrepor elementos do objeto ao apenas sugere mais profundidade de campo, como também convida o observador a perceber os contrastes. Em primeiro lugar, um elemento só pode sobrepor ao outro se estiver defronte a ele. Em segundo lugar, a sobreposição força dois ou mais elementos, sabidamente separados pela distância, a ser percebidos em conjunto, com quaisquer contrates de forma, tom ou cor tornados aparentes como resultado.



Regra dos terços – a regra é simples, imagine mentalmente um “jogo da velha” na fotografia, isto é, divida a imagem em três partes, tanto horizontais como verticais. Os pontos importantes, ou seja, em alguma das 4 (quatros) convergências dessas linhas, deverão estar posicionado(s) o(s) modelo(s) ou objeto(s).


Proporção áurea, espiral progressiva ou lei de ouro - Posicionar o objeto fotografado para que ele fique próximo às linhas de interesse faz com que a imagem fique mais atraente e seja mais impactante para o observador. Chama ainda mais atenção na fotografia o que estiver posicionado em pontos de interseção entre as linhas; sendo assim, lembre-se de conferir se você está dando força o suficiente para aquilo que você deseja.




Letterbox – composição larga e estreita, acomoda perfeitamente diversos objetos. Como resultado, concentra a atenção no movimento das cores e nos detalhes, eliminando material supérfluo e visualmente irrelevante nas partes superior e inferior da imagem.


Corte alto -  é um corte alto e estreito, que ressalta um panorama amplo ascendente – uma visão que só se pode ter levantando a cabeça e olhando para o alto.


Enquadramento –  o quadro dentro de um quadro,um recurso pictórico muito explorado em fotografia. Não apenas concentra a atenção do observado sobre o objeto como também sugere um contexto mais amplo do cenário do objeto.



Padrão irregular – o padrão e a repetição são obvios, mas o fotógrafo mais consciente aprende a trabalhar com esses elementos em vez de usá-los como objeto real .



Padrão geométricos – formas geometrias, como triângulos e retângulos, prestam-se à composição fotográfica por conta do modo como interagem com o retângulo do quadro.




Triângulos – a forma triangular em composição é mais freqüente encontrada em cenas nas quais linhas paralelas parecem convergir, como as margens de uma estrada ou trilhos de ferrovias.



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