THE STREET STORE


The Street Store Divinópolis

The Street Store "Pendure e ajude, doe roupas para quem precisa"

Nos dias 16 e 23 de junho, os alunos do Curso Técnico em Produção de Moda do CEFET-MG desenvolveram a primeira edição The Street Store em Divinópolis-MG. A ideia do evento é doar roupas em bom estado de conservação para moradores de rua. As peças são penduradas em cabides de papelão na rua, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e os moradores de rua têm a oportunidade de se sentir "fazendo compras".

Loja a céu aberto, na praça Candidés- Divinópolis/MG

Moradores de rua escolhendo suas peças.


A ação social foi desenvolvida sob orientação dos professores Antônio Guimarães e Rodrigo Bessa. As turmas dividiram-se em grupos e repartiram suas tarefas que se estendiam entre divulgação, arrecadação de roupas/sapatos/acessórios e organização. A preparação começou desde o início do ano com o professor Antônio Guimarães e desenvolveu-se com a ajuda de muitos doadores. Foram distribuídos postos de coleta no CEFET-MG e na UEMG, os alunos responsáveis também buscavam nas residências de quem se disponibilizava em doar mas não podia ir até a área de coleta. A aluna do Noturno, Daphnne Cunha, nos contou mais detalhes sobre o processo de arrecadação "De início conseguimos mais roupas infantis e femininas, depois pedimos a doação de mais roupas masculinas, sapatos e cobertores para conseguir atingir a necessidade do público alvo".


Arara de roupas.

Arara de roupas. 
O professor e coordenador do curso, Antônio Guimarães, nos contou como surgiu a ideia de trazer essa ação para a Terra do Divino "The Street Store é uma iniciativa internacional que começou na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2014. Nós tivemos a ideia de trazer para Divinópolis, visto que o número de moradores de rua da cidade está aumentando. Então, percebemos a importância de se fazer essa ação social e de envolver os alunos do Curso de Produção de Moda para incentivar as ações de voluntariado. A proposta também faz parte da disciplina de Empreendedorismo, assim, temos o intuito de transformar cada aluno num empreendedor social que se preocupa também em melhorar a sociedade que nós vivemos e nada mais importante que começar logo por Divinópolis, município que podemos atuar mais fortemente."
Rodrigo Bessa ao ser questionado sobre a ação, disse : "O evento foi idealizado desde o ano passado e o coordenador Antônio começou a pesquisar e investigar cuidadosamente como trazer esse evento para Divinópolis,  se tratando de um evento internacional. Então, ele cadastrou no site do evento e fizemos acontecer esse evento que é uma experiência nova tanto para nós professores, quanto para os alunos!" Falou também sobre suas expectativas em relação as doações :  "A gente não esperava tanta doação de roupa recebemos muitas doações e ficamos muito felizes com isso. Chegamos no local e o pessoal recebeu muito bem o projeto, os moradores vieram realmente selecionar as roupas e eles estavam precisando." Por fim, completou : "O objetivo único desta ação social é pensar naquela história do beija-flor, a gente não consegue apagar o fogo da floresta Amazônia mas mesmo assim nós vamos continuar carregando nos bico pouquinhas gotas de água para tentar fazer a nossa parte." 

As alunas do Curso Técnico de Produção de Moda (Noturno) ficaram responsáveis pelo evento no dia 16/06 realizado na Praça Candidés. A ação também contou com o apoio do Instituto Embelleze Divinópolis que forneceu para os moradores de rua corte de cabelo masculino e feminino e também design de sobrancelha. A organização do evento também ofereceu café da manhã e música ambiente com o cantor Marcelo Marçal.

Professores Rodrigo Bessa e Antônio Guimarães com as alunas do Curso Técnico de Produção de Moda Noturno

Espaço Embelleze

Além de artigos de vestuário, também foi oferecido aos moradores de rua, café da manhã
Alguns andarilhos que participaram da ação deram seu depoimento. Ismael Elias da Silva, disse: "Eu cortei o cabelo e estava precisando de muitas roupas que eu consegui graças a Deus. Quero agradecer também pela oportunidade de estar aqui e também pela dedicação de cada um comprometimento de ajudar. O que vale é a iniciativa em ajudar quem precisa e fazer boas ações."


Já o segundo dia de evento foi realizado na Praça do Santuário e ficou sob responsabilidade dos alunos do 3 Ano Integrado de Produção de Moda. O Instituto Embelleze Divinópolis também esteve presente com seus serviços e os alunos também ofereceram café da manhã para o pessoal. Para finalizar, os alunos Pedro Paulo e Mariana Resende foram os responsáveis por animar o evento com músicas de diferentes estilos.

Alunos do Curso Técnico de Produção de Moda Integrado

No repertório de Pedro Paulo e Mariana Resende, esteve presente Capital Inicial, Matheus e Kauan, Delacruz, entre outros

A aluna Daniela Lima foi uma das responsáveis pela arrecadação e triagem das roupas, deu seu relato sobre o evento "Foi incrível participar do projeto e se tiver de novo eu quero participar! É muito gratificante ver o sorriso no rosto das pessoas que iam lá e conseguiam aquilo que precisava. Porque além de roupas, nós oferecíamos alimento, atrações culturais, design de sobrancelhas e corte de cabelo gratuito, e é visível a carência dos moradores por bens materiais e, principalmente, por atenção.
O aluno de Eletromecânica do CEFET, Pedro Paulo, participou ativamente do evento e nos deu seu depoimento "O evento é uma ótima ação social, visto que muitas pessoas atualmente sofrem com a falta de moradia e uma forma de ajudá-las nesse inverno é doando roupas. Creio que poderiam apenas aumentar a divulgação, para que pessoas necessitadas de todos os lugares da cidade possam aproveitar do evento."
A seguir estão algumas fotos no evento realizado na Praça do Santuário:

Cabides de papelão "The Street Store"
"Pendure e ajude, doe roupas para quem precisa"

Espaço Embelleze, na praça do Santuário- Divinópolis/MG.

Arara de roupas.

Segundo o professor Antônio, a pretensão é de expandir o projeto cada vez mais. Para 2019, The Street Store passará a ser um projeto contínuo dentro da programação das ações da Coordenação do Curso Técnico de Produção de Moda do CEFET. A culminância do evento será no mês de junho por causa do inverno. O intuito é coletar antecipadamente agasalhos, cobertores e outros artigos de vestuário para distribuir justamente nesse mês com a presença de atrações musicais e diversas ações sociais. Outro aspecto importante que Antônio ressalta é que assim estarão incentivando o trabalho voluntário dos alunos do Curso de Produção de Moda "essa semente plantada, The Street Store, é uma ação que pode levar à outros projetos, à outras ações sociais, e até mesmo à outros parceiros. Em 2018 tivemos parceria com a Embelleze e a Fundação CEFET Minas e, todas as pessoas que disponibilizaram seu tempo de maneira voluntária para ou tocar músicas ou doar alguma coisa para ajudar o evento a ter o sucesso que teve esse ano. E esperamos que em 2019 tenhamos outras parcerias e mais sucesso ainda."


Comentários

  1. Simplesmente emocionada!lindo!
    Parabéns aos organizadores, alunos e servidores do curso de Produção do CEFETMG em Divinópolis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário