Pholhas - Mercado Fashion
Aconteceu no último sábado, 13/04, em Divinópolis, o Evento Pholhas, na Avenida 21 de Abril, bairro Santa Clara, no espaço de Coworking do GEEC.
O evento aconteceu das 9 às 17hs e teve como programação a apresentação do comitê de Economia Criativa (9h-12h); palestras (12h-15h) que contaram com a presença de diversos investidores; workshops e cursos para que alguns dos designers produtores locais pudessem se capacitar e elaborar o seu negócio, como por exemplo, o workshop de desenho com modelo vivo (14h-15h); exposição de protótipos; apresentação de novas marcas; apresentações de moda sustentável, através das feirinhas de moda, onde tudo o que estava exposto eram produtos produzidos em Divinópolis; Show dos Caxambus (15h-16h); entre outras atividades.
Empresa Âmago - Foto: Francirene Aparecida |
Empresa Meu Broto - Foto: Francirene Aparecida |
Empresa Arabescko - Foto: Francirene Aparecida |
“O Pholhas cumpriu bem seu propósito de apoiar o mercado local, já que incentivou e expôs pequenos empreendedores com ideias extremamente relevantes mas que ainda não tiveram oportunidade de entrar na economia divinopolitana. Além disso, as palestras ministradas, principalmente para os profissionais da área foram sem dúvida um aprendizado incrível para suas capacitações. O enfoque em sustentabilidade combinou perfeitamente com a temática do evento, ainda mais na era do Fast Fashion, marcas que não dispõe dessa era merecem um reconhecimento.” - Laura Oliveira
O Pholhas - Mercado Fashion teve em
vista, portanto, o objetivo de incentivar a produção
de moda local visando à produção de produtos criativos e sustentáveis, em busca
de dar uma nova perspectiva para a indústria criativa da moda, gerando certo enfoque
para possíveis empreendedores que procuram, através de suas peças, demonstrar originalidade
e criatividade.
O evento também contou com a participação de um grupo de
estudantes do CEFET/MG (Campus V), que apresentaram um projeto desenvolvido por
eles, o Footprint. Com o andamento de um trabalho acadêmico, Francirene
Aparecida, Gabriel Oliveira, Kamyla Cunha, Vitória Alves e Yasmin Fernandes,
alunos do atual terceiro ano do Técnico em Produção de Moda pesquisaram mais
sobre o cliente 4.0, o qual busca por produtos que lhe proporcione determinadas
experiências, um cliente que não é consumista. A partir disso eles tiveram a
ideia de criar um Tênis, inicialmente branco e escolhido pela loja para cada
cliente de acordo com o estilo do mesmo, no qual as pessoas vão a eventos para
carimbá-lo, através de stands no próprio evento, como se fosse um passaporte.
Com isso eles estariam proporcionando aos clientes uma nova interação com o
produto além de alavancarem o mercado consumidor com novidades de mercadorias
Slow Fashion, exatamente aquilo que o Pholhas buscou demonstrar.
“Eu achei que foi um evento de grande importância para alavancar os projetos locais. O Pholhas também ajudou muito a amadurecer a ideia do nosso produto (footprint), porque lá encontramos várias pessoas que entendiam mais de empreendedorismo e criação de ideias.” Francirene Aparecida
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