Intercampi 2019

14° Jogos Intercampi no CEFET-MG/Campus Divinópolis


O evento integrou todos os Campi do CEFET-MG e fez história


Entre os dias 05 e 09 de junho de 2019, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Divinópolis, sediou a décima quarta edição dos “Jogos Intercampi”. O objetivo desse evento foi realizar a integração entre os estudantes dos diversos Campi do CEFET-MG, por meio de uma competição esportiva que possui como principal intermediário a disciplina de Educação Física.

A cerimônia de abertura organizada pela direção local e por uma comissão organizadora, contou com o apoio dos professores de educação física Andrea Marcelino e Leonardo Coelho com apoio fundamental do professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Rodrigo Alves. O evento ocorreu no ginásio poliesportivo do CEFET-MG/Campus Divinópolis e contou com a presença de autoridades da instituição de ensino.


Os professores de educação física Leonardo Coelho e Andrea Marcelino

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Rodrigo Alves


Autoridades do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

A abertura teve como principal objetivo, valorizar a cultura regional. Desse modo, houve diversas manifestações culturais durante o evento. Inicialmente, o percursionista Gabriel Penido comandou os alunos do CEFET em uma apresentação improvisada de percussão. Em seguida, o discente angolano do curso superior em Engenharia Mecatrônica, Valeri Rodrigues Neto declamou uma poesia da escritora divinopolitana Adélia Prado. Na sequência, ocorreu uma apresentação das comunidades de Congado da região: o Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito e o de Moçambique de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário. E por fim, a banda local “Dias de truta” tocou aos presentes. Além disso, o evento contou com o tradicional desfile das delegações, queima de fogos e acendimento da pira.

Percursionista Gabriel Penido durante a apresentação

Os alunos superaram as expectativas do público ao tocarem percussão no improviso

Aluno angolano, Valeri Rodrigues Neto, declamando a poesia de Adélia Prado

Apresentação de Congado

Apresentação de Congado

Apresentação de Congado

Pira acesa com show pirotécnico ao fundo

Neste ano, puderam participar apenas atletas nascidos a partir do ano 2001 e matriculados nas cidades de Araxá, Belo Horizonte, Curvelo, Contagem, Divinópolis, Leopoldina, Nepomuceno, Timóteo ou Varginha. Cada Campus competiu com uma delegação composta por três servidores da instituição de ensino e 40 estudantes/atletas, que jogaram handebol masculino e feminino, futsal feminino, futebol de 7 masculino e corrida de orientação masculino e feminino.

Enquanto os jogos aconteciam durante o dia, à noite os atletas divertiam-se com shows musicais e apresentações culturais de todos os estilos. A seguir, há os principais registros da segunda noite do Intercampi.

Aluno Igor Martins tocando violão durante apresentação musical

Aluno Igor Eduardo durante apresentação musical em grupo

Aluna Júlia Reis tocando violino


Aluna Lívia Maria foi a vocalista de um grupo musical formado por estudantes do CEFET

Alunos Marcos e Manuela apresentaram uma coreografia de Hip Hop







Alunos do CEFET em apresentação musical

O placar final foi acirrado com a equipe de Belo Horizonte, que liderou a maioria dos  jogos. No handebol feminino, os alunos de Belo Horizonte garantiu o primeiro lugar, Araxá o segundo e Divinópolis o terceiro, as colocações seguintes ficaram com Nepomuceno, Contagem, Varginha, Leopoldina, Curvelo e Timóteo. Já no handebol masculino, Araxá ficou em primeiro lugar, seguido por Divinópolis, Nepomuceno, Leopoldina, Timóteo, Varginha, Belo Horizonte, Contagem e Curvelo, respectivamente até o nono lugar. O primeiro, segundo e terceiro lugar do futebol 7 (Society) masculino ficou com BH, Araxá  e Varginha, os outros times seguiram o placar com Nepomuceno, Leopoldina, Contagem, Divinópolis, Curvelo e Timóteo. O futsal feminino também foi liderado pela equipe de BH, seguido de Curvelo, Araxá, Divinópolis, Leopoldina, Varginha, Nepomuceno, Contagem e Timóteo. E por fim, o campeonato de orientação com etapa única - sprint, seguiu a ordem de colocação, respectivamente do primeiro ao nono lugar: Varginha, Contagem, Nepomuceno, Curvelo, Leopoldina, Timóteo, Araxá, Belo Horizonte e Divinópolis.

No último dia do evento esportivo, houve uma sucinta cerimônia de encerramento que contou com discursos de autoridades, apresentações culturais e, principalmente, a premiação. Em 2020, é a vez do Campus de Timóteo sediar os jogos de xadrez, vôlei, basquete e tênis de mesa. Parabenizamos todos os envolvidos nessa edição dos “Jogos Intercampi”, principalmente os estudantes atletas que abrilhantaram as competições.

Comentários