2º The Street Store
2º The Street Store
The Street Store é uma iniciativa internacional que começou na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2014. Essa ideia foi trazida em 2018 para Divinópolis pelos professores e alunos do curso técnico em Produção de Moda do CEFET-MG, visto que o número de moradores de rua da cidade estava aumentando. Então, percebeu-se a importância de se fazer essa ação social e de envolver os alunos do curso para incentivar as ações de voluntariado.
A segunda edição do evento em Divinópolis aconteceu no dia 25 de maio de 2019.
A proposta também faz parte da disciplina de Empreendedorismo dos discentes do Curso Técnico, assim, existe no curso o intuito de transformar cada aluno num empreendedor social que se preocupa também em melhorar a sociedade em que vivemos.
Primeira edição do The Street Store, em 2018
Foi feita previamente uma campanha beneficente que estimulasse a doação de peças de roupa em boas condições para moradores de rua. Posteriormente, no dia 25 de maio (dia do evento), as roupas doadas foram penduradas em cabides de papelão, fazendo com que a praça Candidés se tornasse uma grande loja a céu aberto. Assim, os moradores
de rua puderam se sentir como se estivessem fazendo compras.
A segunda edição do evento em Divinópolis aconteceu no dia 25 de maio de 2019.
A proposta também faz parte da disciplina de Empreendedorismo dos discentes do Curso Técnico, assim, existe no curso o intuito de transformar cada aluno num empreendedor social que se preocupa também em melhorar a sociedade em que vivemos.
O 2º The Street Store
O Evento em Divinópolis desse ano corresponde ao 911th Street Store em nível mundial.
de rua puderam se sentir como se estivessem fazendo compras.
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos dos cursos Técnico em Produção de Moda e de Bacharel em Design de Moda do CEFET-MG organizaram o evento The Street Store 2019.
|
A turma do primeiro período do curso Bacharelado em Design de Moda, juntamente com o corpo docente
Saúde, beleza e higiene
Foto: NUPEV |
A ação social promovida pelos estudantes e professores do CEFET-MG contou também com o apoio de estudantes da área da saúde do Campus Centro-Oeste da Universidade Federal de São João (UFSJ). Esses alunos promoveram ações gratuitas de saúde aos moradores de rua, como aferição de pressão arterial e medição de glicose. Além disso, eles distribuíram também sabonetes e pastas de dente.
Além disso, novamente o Instituto Embelleze se fez presente no The Street Store, fornecendo cortes de cabelo masculino/feminino e design de sobrancelha gratuitos.
Espaço Embelleze
Entretenimento
Os cantores Pedro Paulo e Suélen ficaram por conta do entretenimento. Eles tocaram durante o evento, juntamente com os alunos participantes e alguns moradores de rua.
Cultura
Na praça Candidés havia um vagão repleto de livros. Esse vagão, denominado Vagão do Futuro, estava sob a responsabilidade de Fernando, um senhor muito conhecido pelos andarilhos. Ele deu uma entrevista ao NUPEV.
Fernando no Vagão do Futuro |
NUPEV: Qual foi seu objetivo ao montar um vagão de leitura?
Fernando: O objetivo é ganhar a alma. Tirar eles da rua. Pra eles saberem que o sono deles não podem ser frustrados, que eles podem sair da rua. Do mesmo jeito que eu vivo, eles podem viver também. Eles são doentes. Eles usam droga, mas não são drogados, são doentes. Eles precisam de tratamento. Nós precisamos de ajudá-los, porque nós temos uma cama, uma casa, família, e eles não tem. Nós temos que cuidar, Deus gosta disso, é a palavra de Deus. Nós temos que amar. Quem ama nós limpos e cheirosos é fácil demais, mas e amar o sujo? A pessoa que não tem nada? Aí é dificil, aí eu dou a minha vida por eles mesmo. Por isso que eu tenho intimidade com eles.
NUPEV: O que você achou do The Street Store?
Fernando: Trabalho bonito que vocês estão fazendo, podem vir mais, sempre. Conversem com eles, eles são amorosos, dão ouvido, eles precisam de ouvido. Na verdade, nós estamos aqui agora, né? Aí mais tarde iremos pras nossas casas, se quiser tomar banho quente toma, se quiser tomar banho frio toma. E eles não tem nada disso. Eles não tem pão pra comer. Por isso, nunca desistam do sonho de vocês. Estudem! A melhor coisa que existe é o estudo. Vocês estão vindo no lugar certo, vocês estão vendo o que é a vida. Tem muita gente nova igual vocês que está assim hoje em dia, porque não acreditaram nos próprios sonhos.
Comentários
Postar um comentário