Conheça os 10 maiores desafios da Moda em 2020

O mercado da moda em 2020 talvez não tenha os mesmos ares otimistas que teve em 2019.

Matéria por Stylo Urbano.


“Ansiedade” e “preocupação”. Com essas duas palavras, poderíamos definir os sentimentos com os quais o mundo da moda e seus principais executivos esperam de 2020. Situação que contraria os ares otimistas com os quais alguns setores, especialmente nos Estados Unidos, estiveram com 2019.
Portanto, pelo menos o último relatório anual sobre a situação da indústria “The State of Fashion 2020”, da consultora McKinsey e BoF, preparado a partir de uma pesquisa com mais de 290 executivos seniores especializados em moda, bem como líderes de opinião e editores. Isso prevê um 2020 dominado pela instabilidade e uma desaceleração contra a qual as principais empresas do setor e seus executivos já estão preparados.
Situação que muitas pessoas chamam de prematura para começar a falar sobre crise, mas, de acordo com o consultor, causará uma diminuição de 3 a 4% da renda na indústria da moda. Quedas que chegarão sustentadas pela crescente incerteza macroeconômica, guerras comerciais, vendas em declínio nos mercados emergentes da Ásia e do Pacífico,
Mais poder para as grandes empresas do setor
Diante dessa situação tão preocupante para o setor da moda, nem tudo serão más notícias. Ou melhor, eles não serão para todos. Desde o crescimento dos mercados emergentes na Europa, América Latina, Oriente Médio e África, deverá permanecer estável ao longo de 2020. Embora atendamos a uma maior concentração de um setor, no qual serão as grandes empresas e multinacionais que estão cada vez mais coletando uma porção maior do bolo. Porque elas serão as únicas capazes de atender às demandas de inovação e sustentabilidade exigidas pelos consumidores atuais.
“Será cada vez mais difícil para as empresas de pequeno e médio porte competirem com as onipotentes da indústria da moda”, diz Achim Berg, diretor da área de moda e luxo da McKinsey e um dos responsáveis ​​pela elaboração do relatório. Porque “para enfrentar desafios como digitalização, demanda do consumidor e sustentabilidade, as marcas precisam focar suas prioridades e fazer os investimentos de capital necessários para executar seus planos estratégicos”. E serão as empresas que conseguirão encontrar alguma luz ao longo de 2020.
Um ano que “não será fácil”, mas que será “significativamente mais desafiador para algumas empresas do que para outras”, diz Imran Amed, fundador e editor-chefe do The Business of Fashion, que também foi coautor do relatório. Quem destaca o fato de que “no próximo ano exigirá que as empresas de moda façam mudanças significativas em suas cadeias de valor, como em muitas outras frentes, enquanto precisam aprender a reduzir seus riscos e gerenciar em um clima de incerteza. “
Dada essa situação de crescente preocupação e concorrência, o relatório considera esses 10 pontos-chave como os principais desafios e questões inevitáveis ​​a serem enfrentados pelas empresas do setor de moda ao longo de 2020. Isso, se o que eles querem é sobreviva diante de tempos agitados que já conseguiram derrotar uma grande rede de fast fashion como a Forever 21, que se sentia invencível.
1. Em alerta máximo
Uma das principais recomendações feitas pelas empresas responsáveis ​​pelo relatório é que, até 2020, elas ajam com extrema cautela. Prestando atenção especial a seguir de perto os possíveis atritos que possam surgir entre economias desenvolvidas e mercados emergentes. Situações que, juntamente com o aumento do risco de uma possível recessão, já levaram muitas empresas a desenvolver guias de resiliência e planos de contingência com os quais mitigar instabilidades macroeconômicas, geopolíticas e de tensões comerciais.
2. Além da China
A China continuará a oferecer oportunidades de crescimento incríveis e emocionantes para a indústria da moda em 2020, mas a gigante chinesa está se mostrando muito mais complexa do que muitas multinacionais se aventuraram a estimar. Portanto, é aconselhável que, como algumas empresas estão se tornando dependentes demais do mercado chinês, outras não aspirem a entrar nele. As empresas devem considerar a diversificação de seus riscos expandindo-se para outras áreas de crescimento.
3. Nova geração de consumidores
Como todas as empresas lutam para capturar e reter a atenção dos usuários através das mesmas plataformas e redes sociais, será imprescindível que as empresas de moda repensem suas estratégias e encontrem maneiras de maximizar o retorno dos gastos em marketing. Para conseguir isso, será fundamental conseguir conteúdo capaz de atrair a atenção máxima. Conteúdos que devem ser desenvolvidos levando em consideração a plataforma em que serão publicados e o mercado para o qual são direcionados, utilizando, sempre que possível, links diretos que facilitam a compra.
4. Lojas de bairro
O imediatismo que os consumidores atuais exigem mais a cada dia está fazendo muitas empresas decidirem concluir sua rede comercial com lojas físicas menores. Com quem consegue aproximar produtos do consumidor. Tendo sucesso, eles apontam no relatório, combinando as experiências nas lojas com uma oferta localizada em bairros e subúrbios além das principais vias comerciais.
5. Mais sustentabilidade
A indústria da moda é uma das mais poluentes e que consome mais energia e matérias-primas. Portanto, e apesar dos tênues avanços que já estão sendo introduzidos, 2020 será o ano em que as empresas deverão deixar suas iniciativas de promoção e publicidade para trás, substituindo-as por ações realmente significativas que até excedem o que os consumidores exigem. Dessa forma, promovendo a transformação definitiva da indústria em um novo modelo sustentável.
6. Novos materiais
Cada vez mais empresas apostam em explorar novas alternativas aos materiais tradicionais, decidindo substituí-los em suas coleções por tecidos novos, mais sustentáveis ​​ou técnicos. Progresso que deve ser confiável para continuar ocorrendo ao longo de 2020, ano em que esperam grandes surpresas dos departamentos de P&D.
7. Uma cultura inclusiva
Os consumidores já exigem que as empresas de moda sejam pró-ativas da diversidade e inclusão. Dois conceitos que continuarão focando a agenda das empresas ao longo de 2020, sendo uma das suas maiores prioridades e afetando tanto a própria organização interna quanto as campanhas publicitárias ou coleções. Medidas que serão adicionadas a uma demanda crescente em termos de transparência.
8. Maior concorrência estrangeira
Até agora, as empresas, especialmente as multinacionais européias e americanas, haviam encontrado na Ásia um mercado “virgem” no qual ganharam peso em seus balanços econômicos. Algo que, como já vimos em 2019, começou a não ser tão fácil de alcançar, numa tendência que parece não diminuir ao longo de 2020, mas pelo contrário. Como novos desafios e desafios aparecerão à medida que as empresas e as PME asiáticas começarem a abandonar seu papel tradicional de fabricante e a vender seus produtos diretamente aos consumidores finais. Esperando pelo próximo ano o surgimento de um grande número de atores até então desconhecidos, especialmente emergentes das cadeias de suprimentos de multinacionais na Ásia.
9. Revolução nas feiras
Alguns deles até desapareceram, enquanto a grande maioria apostou na introdução de novos avanços com os quais se adaptar aos novos tempos. Uma transformação que continuaremos observando em feiras internacionais em 2020. Na qual, na tentativa de diferenciar, ou mesmo de sobreviver, eles adicionarão experiências B2C ou lançarão novos serviços e melhorias em relação à sua estratégia B2B tradicional.
10. Recalibre o digital
Com muitos deles estrelando boas aquisições, outros dando o salto para o ambiente físico e alguns alcançando o status desejado de “unicórnio”, não há dúvida sobre o grande papel que as startups digitais conseguiram desempenhar ao longo de 2019. Um papel de liderança. Você pode começar a contar seus dias. “O sentimento dos investidores está piorando” em relação a quase todas as empresas digitais, apontam no relatório. Então, possivelmente em 2020, assistimos, por um lado, a uma aparência menor de novas empresas, e, por outro, ao desaparecimento de algumas delas. Tanto como resultado de uma mudança nos parâmetros de financiamento dos investidores quanto em seus objetivos de rentabilidade.

Comentários