Dicas da Quarentena #3

Stencil

  O Stencil é uma folha de papel, plástico ou metal, com letras ou desenhos recortados, usados como matriz negativa para produzir essas figuras, podendo ser usado para estampar roupas, toalhas, pano de prato e até parede. Essa técnica é prática, divertida e acessível para todos.

  No entanto, se o Stencil não for usado corretamente, a pintura poderá ficar manchada, estragando sua peça. Vamos ensinar dicas para usar o molde vazado corretamente dando um efeito incrível e criativo.


  O primeiro passo é verificar se o tecido está lisinho, se for preciso passe-o com um ferro. Em seguida, use fita crepe para fixar o molde, basta pregá-la em todos os lados do stencil, a fita garante estabilidade impedindo que sua pintura saia borrada.


  Na hora de escolher o pincel dê preferência para os de cerdas arredondadas como o Pituá. Mas se você não tem um desses em casa não se preocupe. Pode ser usado também uma brochinha ou um pincel de cerdas curtas e firmes para aplicar a tinta.


  Escolhido o pincel chegou a hora de pintar, então carregue-o de tinta e depois tire o excesso dando leves batidinhas em uma bandeja de isopor ou papel toalha. Segure o molde e bata o pincel ou a brochinha levemente sobre as partes vazadas, assim transferindo seu desenho para o tecido. É importante lembrar de trocar a cor da tinta conforme for mudando a figura.


  Finalizado a pintura, remova o stencil cuidadosamente para não borrar a tinta. Para reutilizar o molde  lave-o com água e uma esponja macia, ou limpe-o com um pano macio e álcool em gel. Guarde-o já seco em uma pasta ou envelope mas não o dobre. Observe que seguindo os passos as pinturas ficam com um aspecto tão bonito e profissional quanto aquelas feitas do jeito tradicional.   


  OBS: Para fazer efeitos de luz e sombra, comece preenchendo o desenho com uma tinta mais clara, depois de fora para dentro, esfume o desenho com uma tinta de tom mais escuro. Por fim, ilumine alguns pontos com a tinta branca ou palha.



Aqui estão algumas fotos para se inspirar, e não se esqueça de postar sua customização e marcar nosso instagram: @nupevcefet em sua rede social.

                                       


Imagens retiradas do Google

Júlia da Mata, Sara Braga e Antônio Camopos (NUPEV)


Comentários