BIOPLÁSTICO À BASE DE CANA-DE-AÇÚCAR SUBSTITUI SOLA DE BORRACHA DE SAPATO
A empresa de calçados TOMS recentemente lançou uma nova coleção feita a partir de materiais sustentáveis. A chamada Earthwise, possui corantes naturais, cabedais de plástico reciclado e o EVA I'm green ™ criado pela empresa brasileira Braskem. Essas solas de borracha são um substituto biológico de tradicional EVA, que não é biodegradável e difícil reciclagem, um dos motivos de muitos calçados acabarem em aterros sanitários.
Já o EVA de cana-de-açúcar pode ser reciclado, reutilizado e compostável, sendo um carbono negativo. Em seu crescimento a cana absorve grandes quantidades de dióxido de carbono, que usa para produção do oxigênio que libera. Ao ser espremido o líquido da cana é convertido em bioetanol, que se tornará base de diversos bioplásticos.
Esse novo EVA é tão leve, flexível e absorvente de choque quanto o EVA usado em várias indústrias. Os planos da Braskem para expandir o uso da versão sustentável incluem a entrada no setor automotivo e de transporte. O crescimento no desenvolvimento de bioplásticos é rápido e substancial, com inovações frequentemente incorporando produtos residuais.
Imagens retiradas do Google |
Júlia da Mata e Sara Braga (Nupev)
Comentários
Postar um comentário