Visita virtual à exposição "Alceu Penna- Inventando a moda no Brasil" - 19° Semana Nacional de Museus
Nessa última terça (18/05), aconteceu uma visita virtual comentada à exposição "Alceu Penna- Inventando a moda no Brasil", que se encontra presente no Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO). A curadora do museu e sobrinha do homenageado, Luiza Penna de Andrade, foi quem guiou e comentou o evento (evento esse que fez parte da programação da 19° Semana Nacional de Museus, 17 a 23 de maio de 2021), contando detalhadamente sobre o processo de elaboração da exposição e as histórias presentes nas obras do tio.
Alceu de Paula Penna nasceu em Curvelo- MG no ano de 1915. Desenhista, ilustrador e figurista, mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 30 onde começou a publicar seus primeiros trabalhos no Suplemento Infantil de O Jornal. A partir daí sua carreira só cresceu, construiu um vasto currículo na indústria literária como ilustrador e tradutor. Em 1938 criou a famosa seção As Garotas na revista O Cruzeiro, que se manteve até 1964. As Garotas, que traziam croquis de moda, se tornou uma grande referência para as mulheres da época, não só nas roupas, mas no estilo e no comportamento também. Alceu continuou seu trabalho em revistas e no mundo da moda até o ano de seu falecimento, em 1980.
Além dessas informações, várias outras são encontradas na exposição, não só escritas como desenhadas e costuradas nas belíssimas peças, algumas sendo réplicas dos desenhos de Alceu Penna feitas por estudantes da área de moda, e outras feitas pelas mãos do próprio artista. Na visita virtual, Luiza Penna narrou como seu tio era dedicado e amava o que fazia, e como cada pequeno detalhe da exposição -começando pela sala de recepção e terminando na maior sala do museu composta com criações originais do artista- foi pensado para conversar lindamente com a apresentação.
"Ela representa uma época, uma época de delicadeza, de cuidado, de moda... [...] Remete aos anos dourados, a bela época dos bailes, do romance... Enfim, vale a pena ver de perto.", diz Luiza Penna sobre vitrine na sala da recepção do museu, onde encontram-se peças dos anos 50 produzidas e compradas por Alceu Penna para usa irmã, Tereza de Paula Penna.
Vitrine da sala de recepção do museu virtual MUMO.Além das peças tradicionais das épocas, há também lá uma sessão composta por fantasias e figurinos que eram utilizados em festas e cassinos, ricas em charme, cores e criatividade, como só Alceu Penna poderia criar.
Para uma experiência completa da exposição visite virtualmente o MUMO clicando aqui!
Referências: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa378586/alceu-penna
http://portalbelohorizonte.com.br/visitas-virtuais/exposicoes/museu-da-moda/tour
Antônio Campos, Amanda Barbosa e Livia Larangote, NUPEV.
Comentários
Postar um comentário