O poder das cores
Existem as cores primárias: vermelho, amarelo e azul, elas não podem ser criadas a partir das outras cores; as secundárias: são obtidas a partir da mistura entre pares das primárias; e as terciárias: são geradas a partir da mesclagem de uma cor primária com uma cor secundária. As tonalidades quentes são em geral mais luminosas, sendo elas o vermelho, laranja e amarelo; e as tonalidades frias são menos luminosas como o azul, roxo e o verde.
A escolha das cores é muito importante na criação de uma coleção. As estações e o clima são levados em consideração, como exemplo, para conter o calor no corpo no outono e no inverno, são utilizados tons mais quentes, escuros e vivos. Ao contrário, na primavera e no verão são mais usados tons claros e tons pastéis.
As características de uma coloração é especificada através da proporção de matiz (tom ou gama), luminosidade (ou valor) e saturação (ou intensidade). Segundo o livro Fashion Design, escrito por Sue Jenkyn Jones, “Matiz se refere a cor básica, como azul, vermelho ou verde. Há relativamente poucos matizes puros. Luminosidade se refere ao grau de claridade ou obscuridade de uma cor, variável em uma escala que vai do branco (a soma e a fonte de todas as cores) ao preto (a ausência total de luz).[...] A saturação está relacionada a força (pureza) de uma cor. Diluir um pigmento com água diminuirá sua saturação - o vermelho, por exemplo, torna-se rosa forte e, depois, cor de rosa claro.”
Harmonia das cores
http://www.ligiafascioni.com.br/wp-content/uploads/2010/09/DP_aula2.pdf
https://www.vivadecora.com.br/pro/cores-frias-e-quentes/
Comentários
Postar um comentário