História da Moda
Os calçados tiveram destaque em torno do século XIII, as mulheres preferiam sapatos no qual realçava a delicadeza dos pés. Um tempo depois, começou a ter uma distinção nas roupas entre os gêneros. Vestidos eram peças utilizadas apenas por mulheres, acadêmicos e membros da Igreja. Já a calça apertada se restringia apenas aos homens.
A história da moda surgiu de fato em meados do século XV no início do renascimento europeu. Ao datar da Idade Média, as roupas passaram a ser desiguais, de acordo com a classe social, nesse sentido tiveram leis que limitavam o uso de certas peças a nobreza.
Diante disso, a burguesia, que não era considerada nobre, começou a copiar as roupas da nobreza. Para que as classes não ficassem iguais, os costureiros eram obrigados a inovar.
A revolução industrial no século XVIII também contribuiu muito na moda, o custo dos tecidos caiu bastante com a invenção da máquina de costura.
À medida que a tecnologia e as comunicações continuam avançando, o mesmo acontece com as roupas. Através do filme, por exemplo, a transformação e o estilo tornam-se aparentes.
Além disso, ajuda a tornar as roupas e a vida das celebridades um objeto de desejo dos telespectadores. Como resultado, surgiram várias tendências que refletem cada momento histórico em que surgiram.
Moodle USP: e-Disciplinas. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5552038/mod_resource/content/1/Historia%20da%20Moda%20-%20itens.pdf>.
História do vestuário através do tempo:Mesopotâmia. Disponível em: <https://baudamodasite.wordpress.com/2016/12/07/historia-do-vestuario-atraves-do-tempomesopotamia/>. Acesso em: 14 out. 2022.
A história do vestuário - os costumes de cada época. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/cursos-confeccaoderoupas/artigos/a-historia-do-vestuario-os-costumes-de-cada-epoca>.
Ana Júlia Oliveira, Antônio Campos, NUPEV.
Comentários
Postar um comentário