Sistema RFID chega ao setor têxtil

      O caminho que um produto têxtil percorre desde sua fabricação até o consumidor final pode ser demorado e passar por várias etapas. Para otimizar este processo, alguns industriais adotaram o sistema de Radio Frequency Identification (RFID), tecnologia usada para identificação e rastreamento online de mercadorias, caixas, paletes e contêineres.  Uma das primeiras marcas brasileiras de vestuário que adotou a técnica foi a Memove, do grupo Valdac Global Brands (VGB), que contou com o trabalho das empresas Haco e Valid para implantar a monitoria.
    A iniciativa está presente em toda a cadeia produtiva da grife e tem como finalidade estreitar os laços de relacionamento com o seu público alvo, o consumidor até 25 anos. Para isso, o grupo implantou etiquetas de RFID da Haco em parceria com a Valid para agilizar as operações de movimentação, controle de estoques e de vendas, incluindo a redução de custos operacionais.
    As peças de roupas da empresa são monitoradas desde a fábrica até o cliente final, passando pelos canais de distribuição e lojas. Desta forma, a pessoa que visitar o ponto de venda da marca pode otimizar seu tempo quando realizar compras, pois terá à sua disposição um caixa expresso para pagamento em cartão de débito ou crédito, que lê a distância o preço dos produtos.
    Para o diretor da grife Memove, Mario Bisordi, a expectativa é de que a empresa consiga disponibilizar a tecnologia de radiofrequência a serviço das lojas e dos consumidores. “O desafio é abrir inúmeras possibilidades de interação do público com o ponto de venda”, afirma.

 
Cliente usa caixa rápido para pagamento de roupa com a etiqueta de identificação via radiofrequência



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