Preços do vestuário variam em mais de 100% em janeiro

Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 19h 07 - Atualizado as 8h 30 - Por: Flaviane


Periodicamente o Núcleo de Pesquisas do Vestuário (NUPEV) do Centro Federal de de Educação Tecnológica de Minas realiza monitoramentos do desempenho do setor de vestuário no município. Durante a última pesquisa ficou comprovado que um mesmo tipo de peça pode apresentar altas variações de preço. Para o levantamento de dados o NUPEV visitou alguns estabelecimentos no município durante o mês de janeiro. Itens do guarda roupa típicos da estação quente apresentaram maiores variações.

Bermudas masculinas lideram o ranking, com preços que vão de R$25,00 a R$59,00, o que apresenta uma variação de 136%. Os shorts femininos e os biquínis também seguiram em alta, com preços variando 80,16% e 68,44%. E as variações não param por aí. Peças como vestidos e camisa de malha apresentaram variações que estão acima de 40%. Já os itens com menor variação foram as lingeries de algodão de tamanho M e as calças compridas masculinas, chegando a preços variando 15% e 21% respectivamente.

MAQUINÁRIO

 As variações não se limitaram apenas ao preço das roupas. De acordo com a pesquisa do NUPEV, houve variações também na evolução dos preços médios de alguns insumos e equipamentos utilizados pelas indústrias de confecção da cidade no mês de janeiro desse ano. A maior variação de preços entre os aviamentos foi na linha de máquina overlock que teve variação de 27,68% no preço entre os estabelecimentos pesquisados. Logo atrás vieram as agulhas das máquinas reta e caseadeira, apresentando variações médias de 15% no preço final. Já entre os tecidos, os que apresentaram maior disparidade entre o preço mais baixo e o mais alto foram as malhas, o brim e a sarja.

LIQUIDAÇÕES E LANÇAMENTOS

E com tantas variações, os consumidores tem andado mais e aproveitado a onda de promoções dos últimos dias. Roupas da coleção de verão como vestidos, saias e shorts podem ser encontrados com até 70% de desconto. Alguns lojistas destacam que as liquidações são uma importante ferramenta para esvaziar os estoques e abrir espaço para as peças de inverno que estão saindo das fábricas e prometem tomar as prateleiras já no início do próximo mês. Porém é nesse momento que o consumidor deve ficar ainda mais atento, pois nesse período os lojistas costumam não trocar peças que forem compradas durante as promoções. Já no início de março, várias marcas divinopolitanas participam dos desfiles de lançamento da nova coleção. De acordo com a assessoria de comunicação de um dos shoppings da cidade as coleções de inverno são responsáveis por 40% do faturamento anual dos confeccionistas, geralmente são peças maiores, mais trabalhadas e também com um maior valor agregado.

FONTE:
http://www.g37.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=8148

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