II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica


O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica teve como tema, além da democratização e emancipação, a sustentabilidade. A proposta de participação no FMEPT 2012 na modalidade oficina surgiu a partir do projeto BIC Júnior “Oficinas sustentáveis: o uso dos resíduos têxteis através da criatividade”.

 A Oficina de Customização de Camisetas faz da criatividade uma solução sustentável. A proposta é que os participantes sintam-se à vontade para decorar e renovar camisetas usadas, de modo a recicla-las sem exigir nenhum material ou conhecimento especiais. Não foram utilizadas máquinas, mas sim tesouras, agulhas, linhas e aviamentos. A oficina esteve aberta a todas as pessoas que desejam ser o próprio estilista. A imaginação é um dos poucos recursos ao nosso alcance que não tem limitações sendo uma fonte inesgotável de inspiração, portanto a regra desta oficina do tipo faça-você-mesmo é libertar o artista que existe em cada um.

A Oficina de Customização de Camisetas ocorreu no dia 30/05/12, no horário de 14 às 17 horas, na Ala Sul – Passarela Nego Quirido – Sala 13, no Centro de Convenções de Florianópolis.

Nossa proposta inicial era desenvolver a oficina com aproximadamente 20 participantes. No entanto, preparamos material para 30 participantes. Antes de iniciar a oficina a sala já estava ocupada por 32 pessoas e infelizmente não conseguimos atender mais de 70 pessoas que queriam participar.

Os participantes eram de várias cidades, dentre elas Florianópolis-SC, Gaspar-SC, São Miguel do Oeste-SC, São José-SC, Sapucaia do Sul-RS, Londrina-PR, Avaré-SP, Capivari-SP, Jataí-GO, Araguatins-TO e Belém-PA.

O material utilizado foi doado por empresas (The Best, Cristal & Arte, CEFET-MG Divinópolis) e pelos responsáveis pela oficina. As peças doadas tinham leves defeitos ou estavam sem uso, atendendo plenamente o objetivo da proposta ao utilizar materiais recicláveis.

A oficina atendeu as expectativas e teve uma ótima repercussão, o que não poderia ser mais satisfatório.



COORDENADORA: Maria de Lourdes Couto Nogueira
ESTAGIÁRIAS: Luísa Rezende e Ana Carolina Ferreira Cardoso.
CURSO DE PRODUÇÃO DE MODA DO CEFET-MG/CAMPUS DIVINÓPOLIS

Comentários