ALUNOS DO CEFET DESENVOLVEM PROJETO DE PRODUÇÃO



Os alunos do 2° ano do curso técnico em Produção de Moda noturno do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, desenvolveram nos últimos meses junto com o Prof. Dr. Giovani Santos, dentro da disciplina de Gestão de Produção, um projeto de cronometragem de produção de moda. Os alunos produziram um uniforme para um chef de cozinha. Após a criação do produto, a elaboração dos croquis, desenhos, modelagem, a pesquisa e criação de tabela de custos e preços de tecidos, aviamentos e acessórios; montagem da ficha técnica do produto, chegou-se ao momento tão esperado de montar a peça na máquina de costura pelos alunos. A cronometragem foi iniciada no processo de corte do tecido e terminou apenas no arremate das peças. O uniforme demorou exatamente 3 horas, 27 minutos e 30 segundos para ficar pronto. Este tempo na linguagem técnica é chamado de Lead time ou tempo de aprovisionamento ou ainda ciclo, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término.

Perguntado sobre o que achou do trabalho feito pelos alunos, o professor Giovani disse que a Dólmã, o Avental e Chapéu de chefs ficaram muito bem produzidos, ficaram excelentes e muitos bonitos. "Tenho certeza que o aprendizado do planejamento e controle da produção desse vestuário, desmitificou-se toda a curiosidade de como é feito a gestão da produção de uma peça de vestuário e bem como a sua tendência na área da moda. Hoje em dia, os novos chefes e cozinheiros se sentem atraídos pelas dólmãs coloridas, enfeitadas e com toque fashion, porém não podemos esquecer o motivo do uso dos uniformes. Assim como os jalecos e uniformes médicos as dólmãs tem sua razão profissional, de ser como foram desenvolvidas. Sendo assim neste caso levamos em consideração que este uniforme é símbolo da tradição gastronômica." Criado por Marie-Antoine Carême 180 anos atrás, representa limpeza e segurança no trabalho. Hoje o uniforme dos cozinheiros é obrigatório nas cozinhas do mundo inteiro: Alemanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Cruzeiro Internacional, e até mesmo no Brasil, etc. Os chefs no mundo são unânimes na escolha do uniforme profissional e não lançam mão da qualidade com acabamento e material resistente, pois o uniforme deve resistir desde líquidos e panelas em altas temperaturas à câmeras frias.



Indumentária completa utilizada pelos chefs:

Chapéu ou toque: O cabelo é o lugar mais sujo do nosso corpo. Prender os cabelos e deixar sob o chapéu.
Dólmã: Feito de algodão resistente, precisa ficar confortável, mas não muito grande. Geralmente branco, com 2 filas de botões. Protege contra queimaduras porque são duas camadas além disso é de fácil inversão de lapelas para se apresentar limpo quando necessário.
Avental: Branco ou preto e longo para cobrir os joelhos. Usar material de algodão como a dólmã.
Calça: Preta ou xadrez branco e preta. Usar um material leve e resistente.
Sapatos: Devem ser fechados, em couro ou de borracha, sempre limpos e em boas condições. Os sapatos devem ser antiderrapantes.
Camiseta: Usada sob a doma para reter o suor e auxiliar na proteção das costuras da doma.
Lenço: Recomenda-se o uso de lenço branco de algodão no pescoço para a troca de ambiente climatizado (cozinha x câmeras frias). Protege o pescoço.
Pano ou papel: Antigamente o pano era usado em várias situações na cozinha, hoje pela lei é proibido para uso comum, porém se faz necessário para movimentar panelas grande e quentes em que papel não será eficiente e sim perigoso. O papel é utilizado para limpar as áreas de uso, secar a mão e os equipamentos.

Comentários