TCC 2016 CEFET-MG

No dia 14 desse mês ocorreu no Salão Imperatriz em Divinópolis, o desfile de conclusão de curso dos alunos de Moda do CEFET. Ao fim do curso - 3 anos para o integrado e 2 para o noturno - os técnicos desenvolvem em grupo suas coleções e as apresentam no desfile. Anualmente o CEFET anuncia no mercado seus novos Produtores de Moda.

Sempre surpreendendo a todos, dessa vez não foi diferente. Os alunos trabalharam com temas incríveis e esbanjaram criatividade em suas peças, tanto conceituais, quanto comerciais.


O desfile foi aberto pela coleção Wonderland. Inspirada na adaptação cinematográfica do conto Alice no país das maravilhas, a coleção trouxe ao público uma análise sobre a sociedade contemporânea, fazendo ligações com o surrealismo e uma forma de contraste entre a loucura e a realidade, ambas presentes na história infantil. As peças foram marcadas por listras e poucas cores. Utilizando branco, vermelho e preto, conseguiram transmitir, até mesmo nas peças comerciais, a ideia da coleção: o contraste entre a loucura retratada no filme e a loucura real.


Depois disso todos pegaram a Estrada Real e viram, através da história mineira, um pouco da vida daqueles que viveram o período, desde os ricos portugueses até os escravos africanos. A coleção trouxe para a passarela o brilho dos diamantes e das pedras preciosas, mostrando a dor, o sofrimento e o sangue derramado para que tal riqueza chegasse nas elites europeias. Peças trazendo o vermelho e branco, além de outras todas em preto, conseguiram passar a dualidade do período retratado.


Em seguida fomos presenteados pelas doces surpresas da coleção Candy. Baseada em guloseimas e na sua relação nostálgica com a infância, o intuito das peças era fazer um contraste com o caos presente na sociedade contemporânea. Além de referências com o tema da coleção - Doce Amargo - as peças traziam características do vestuário infantil, transportando os espectadores para seus passados felizes.


O próximo grupo apresentou a coleção chamada O Corpo Fala. E não foi apenas o corpo que falou, as peças usadas pelas modelos também. Nelas, muito movimento estava presente, além de detalhes que mostravam as nuances do corpo humano, permitindo sua expressão mais pura.


A coleção seguinte possuía como nome Melancolia. As peças, carregadas de sentimento, buscavam transmitir a ideia dessa sensação. Utilizada por muitos artistas e autores na hora de buscar traduzir o desconforto da existência, as produtoras foram extremamente bem-sucedidas nesse quesito. A maquiagem, o corte das roupas, os adereços, as transparências, tudo contribuiu para transmitir o abatimento e a característica tristeza do tema.



Cheia de empoderamento feminino, a coleção chamada En Mexico, No Me Kahlo, buscou em tal país inspiração para suas ideias, as produtoras decidiram utilizar um dos maiores símbolos do país em suas peças, Frida Kahlo. As peças eram carregadas de referências claras à cultura local e à artista homenageada, como estampas florais e as maquiagens, por exemplo a usada pela modelo da peça conceitual, que trazia estampada no rosto o Dia de Los Muertos.


Assim como as ostras sofrem para que possam transformar um grão de areia um uma linda perola, nós também sofremos com nossas Metamorfoses. Nessa coleção, as modelos entraram na passarela buscando passar as ideias de mudança através dos tecidos, cortes e da modelagem das peças.


A próxima coleção trazia a proposta Girl Power, restringindo-se a uma parte do vasto tema do Universo Geek. As peças da coleção possuíam indicativos claros que faziam conexões com as heroínas e heróis dos quadrinhos. As capas, saias características e os tecidos foram essenciais para que a coleção conseguisse passar aquilo que queria. Além disso, a peça conceitual do grupo trazia diversos LEDs, fazendo referência a energia presente nos heróis.


Em seguida, a coleção Os Reis Somos Nós veio através das suas peças transmitir os ideais feministas através do vestuário. Em peças com cores vivas e cortes ousados,  mostravam que as mulheres podem usar o que quiserem, desde vestidos longos à mini saias. Além disso, as peças eram modernas, refletindo a mulher contemporânea: livre, independente e dona de si.


Rococó. Termo utilizado por autores para se referir a arte Barroca presente, dentre outros lugares, no Brasil Colonial. Esse foi o tema utilizado por uma das coleções do desfile, nomeada Rei Sol. Virando os holofotes para o Barroco Francês, as peças traduziam as vestimentas características da burguesia francesa do século XVIII – os principais financiadores da arte. Além disso, a simetria presente nas peças e a confusão em algumas rendas proporcionaram a sensação real do Rococó.


A última, por sua vez, possuía como tema a grande artista Carmen Miranda. Chamada Duas Faces, a coleção trazia uma releitura contemporânea do estilo único da mulher. As peças possuíam como objetivo fazer paralelos entre a vida pessoal e a carreira de Carmen, e, por isso, traziam duas perspectivas diferentes no vestuário. As peças, por um lado tinham brincos de frutas e peças com movimento, representando a alegre carreira dela. Ao mesmo tempo, eram pretas e brancas, unicamente, exemplificando a inconstância do psicológico da artista, demostrando o lado da sua vida pessoal.

Perguntada sobre o desfile, uma das produtoras, Júlia Fernandes do 3º ano, ressaltou a importância do evento para o curso. “É através dele que conseguimos a devida visibilidade, sabe? Sem isso aqui, nosso curso perderia o grande holofote que é mostrar nossas peças pra sociedade. ”.

Confira todas as fotos da noite no link.
 Texto por: Alex O. Pinto 
                    Aline Lopes 


           









Comentários