Moda: a marca e o seu diferencial

A criação e implantação de uma marca envolvem várias etapas. Uma marca representa um negócio, uma prestação de serviços. É um sinal que identifica algo presente no mercado. A marca é responsável pela indicação e garantia da procedência, valor e qualidade dos produtos/serviços ofertados. Portanto, a marca é uma identidade.

A marca pode estar relacionada a um conceito, um produto ou a um serviço prestado. É a representação de uma pessoa jurídica, responsável por identificá-la de forma imediata. 

Toda marca precisa apresentar ao mercado consumidor um diferencial para que possa se sobressair frente aos concorrentes, ou seja, para que possa ficar “marcada” no mundo dos negócios. O diferencial é a resposta a seguinte pergunta: O que levaria você a escolher aquilo que é ofertado pela sua marca frente a tantas opções de mercado? Criar um diferencial não é uma tarefa fácil. 

É preciso associar diversos fatores, como: personalidade e interesses do proprietário da marca, capacidades gerais e específicas das pessoas envolvidas no projeto da marca, profissões envolvidas, etc. 

Nesse contexto, é preciso ter boa fé. Para lançar uma marca é preciso ser honesto quanto ao produto/serviço que oferecerá. Responder às seguintes perguntas é essencial: A sua marca garantirá sempre a qualidade do produto/serviço oferecido? O seu produto/serviço é realmente bom? O seu produto/serviço é passível de recomendação? Você, como consumidor, faria uso de seu produto/serviço? 

Se todas as suas respostas para essas questões foram “SIM”, é sinal que você está no caminho certo na busca por um diferencial de mercado. É necessário sempre, portanto, valorizar seu produto/serviço na mente dos consumidores para alcançar o sucesso tão desejado.

O diferencial e o valor da marca são definidos com o passar do tempo e a experiência dos seus gestores. No mundo da moda, cenário tão competitivo, o diferencial é essencial para a garantia do sucesso de uma marca, essencial para que a marca permaneça atuante no mercado.

Texto por: Colunista Portal - Finanças e Áreas Afins

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