CEFET/MG participou da Fashion Revolution Week



CEFET/MG participou da Fashion Revolution Week



O que é o movimento Fashion Revolution?

O movimento Fashion Revolution foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013, e as vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão.
A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. Realizado inicialmente no dia 24 de abril, o Fashion Revolution Day ganhou força e hoje tornou-se a Fashion Revolution Week, que conta com atividades promovidas por núcleos voluntários, em mais de 100 países.

O movimento no CEFET-MG Campus Divinópolis

Os alunos do curso de Produção de Moda participaram da campanha. Com auxílio da professora Arilda Drumond, eles fotografaram suas roupas, mostraram as etiquetas e questionaram as marcas com a pergunta "Quem fez minhas roupas?".




Alunos do 1º ano do curso de Produção de Moda — Fotos: Arilda Drumond




No dia 23 de abril foi realizada uma sessão de cinema comentado com a exibição do documentário The True Cost, com os professores Maria de Lourdes Couto Nogueira e José Pedrosa. Disponível na Netflix, o documentário explora a indústria da moda, que mesmo sendo a segunda mais poluente (perdendo apenas para a indústria do petróleo), gera pouco debate acerta de seus impactos sociais, econômicos e ambientais.






No dia 24/03, Iara Alves, designer de moda e ativista da moda sustentável, ministrou uma palestra com o tema "Design de Moda com viés Sustentável". Iara expôs reflexões sobre os processos produtivos, o consumo consciente, as práticas sustentáveis e o papel do designer e do consumidor diante da realidade do mercado atual. Ela também contou a história de sua marca Arabescko e apresentou algumas de suas produções, todas feitas a partir de tingimento natural e tecidos orgânicos.




            

Fotos: Rodrigo Bessa



Ainda no dia 24 de abril, às 21h, os alunos do curso Bacharelado em Design de Moda apresentaram a bandeira ativista #fashionrevolution, produzida no CEFET-MG campus Divinópolis. A proposta da bandeira foi desenvolvida nas aulas de "Modelagem Industrial I" e "Tecnologia da Produção I" orientados pela professora Dra. Joanice Barreto, a partir da ideia de trabalhar com resíduos de jeans e com criações de formas geométricas de acordo com as tonalidades dos materiais captados pelos discentes.

  Bandeira ativista #fashionrevolution — Foto: NUPEV


Estudantes do curso de Bacharelado em Design de Moda com a bandeira Fashion Revolution  — Foto: Rodrigo Bessa

Comentários