Projeto Ver Além

Designer divinopolitana promove sua primeira coleção de design inclusivo

Tascy Rezende é a designer responsável pelo Projeto Ver Além que possui o intuito de produzir peças que atendam as necessidades de deficientes visuais


Tascyla Rezende é uma divinopolitana especialista em Design de Beneficiamento Têxtil que sempre desejou trabalhar uma moda com propósito. Após ajudar um deficiente visual a atravessar uma rua, Tascy despertou seu olhar para a inclusão com o anseio de auxiliar esse público de alguma forma. Assim, ela foi em busca de mais informações sobre as deficiências, suas dificuldades e seus principais desafios. Com o intuito de produzir uma etiqueta em Braille, a designer estudou sobre ergonomia, linguagem de sinais e, em especial, o Braille. Posteriormente, testou sua primeira etiqueta em Braille com algumas pessoas que trabalham na Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (ADEFOM) e, por meio do tato, elas confirmaram que a etiqueta possui uma resposta tátil de leitura excelente.

Em entrevista, Tascy completa “Através da escuta e opinião dos possíveis usuários desse produto, descobriu-se que este trabalho está além de uma etiqueta em peças de roupas, é uma conexão que chama a atenção e nos convence que é possível e necessário ir além, do que se vê, do que se tem, de quem você é! Nasceu assim o Projeto Ver Além, a primeira coleção de designer com proposta inclusiva, com o objetivo de convidar você a se permitir ir além!”

Fotógrafo: Chrystian de Lima

Fotógrafo: Chrystian de Lima

O objetivo do Projeto Ver Além é criar produtos de moda, trabalhando na fabricação de peças com proposta de designer inclusivo e acessível, por meio de uma tecnologia assistida através do design de superfície que atenda ou solucione necessidades específicas dos deficientes visuais. Para conseguir o sucesso dessa proposta, Tascy Rezende, sendo a mente criativa, reuniu vários parceiros como o pessoal da ADEFOM, que auxiliam na revisão das etiquetas em Braille, a Bordar que produz o beneficiamento têxtil nas peças, a Dara Cor que é encarregada por produzir estampas exclusivas, o Ilustrador Lorenzo Martins e Gabriel Rodrigues que é o responsável pelo marketing do projeto.

Atualmente, o projeto trabalha somente com camisetas unissex com o intuito de que pessoas com e sem deficiência tenham a oportunidade de comprar em um mesmo lugar um produto com o mesmo estilo e funcionalidade. Essas t-shirts foram desenhadas e desenvolvidas a partir dos conceitos de design inclusivo e as estampas são desenhadas por Lorenzo Martins, portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista) que se comunica em sua vida escolar através de seus desenhos. Isso possibilita a valorização destas ilustrações e, quem sabe, a oportunidade ao ilustrador de uma inclusão futura no mercado de trabalho como na área da Moda e a demonstração de outras possibilidades têxteis através dos desenhos infantis chamando a atenção de educadores e alunos para a importância da arte nas instituições de ensino.

Para adquirir as peças exclusivas do Projeto Ver Além é só acessar a conta @permitaseveralem na plataforma online do Instagram.

Fotógrafo: Chrystian de Lima

Fotógrafo: Chrystian de Lima

Fotógrafo: Chrystian de Lima

Comentários