Desfiles Savage X Fenty e a importância da inclusão na moda #NUPEVindica



 A Savage X Fenty é uma empresa de lingerie que surgiu em 2018. Criada pela artista e empresária Rihanna, a marca, em 3 anos, já é avaliada em 5 milhões de dólares. Em paralelo, a Victoria's Screet, mais famosa e tradicional marca de lingerie do mundo, vêm decaindo ano após ano, fechando lojas pelo mundo e diminuindo sua popularidade; os motivos são vários, mas o que se destaca, principalmente quando comparada com a ascensão da Savege X Fenty, é a falta de inclusão. 

 Victoria's Screet se consagrou no começo dos anos 2000, onde, em seus desfiles com as famosas modelos "Angels", conquistou vários admiradores através de sua estética sexualizada -modelos com corpos "perfeitos" e peças sexy. Com o passar dos anos e a evolução da visibilidade do movimento feminista, as mulheres passaram a exigir posicionamento e inclusão das marcas, principalmente as de produtos femininos, e aquelas que não acompanharam tais demandas sofreram diretamente na popularidade e no bolso. Esse foi o caso da Victoria's Screet. A marca se recusou por muito tempo a fazer linhas plus size e diversificar suas modelos, sair do padrão, e sentiu as consequências de tais atitudes. 

 Já a Savage X Fenty traz, e sempre trouxe em sua essência, a diversidade, a inclusão e a liberdade. Suas e seus modelos são de diversos gêneros, etnias, tamanhos, corpos, curvas... não há limitações. Isso é colocado em evidência em seus desfiles, os shows vol. 1 e 2 da marca podem ser encontrados na plataforma da Amazon Video, onde os bastidores de suas produções são mostrados. Os desfiles têm a participação de diversos artistas e modelos - como Lizzo, Travis Scott, Cara Delevingne, Bella Hadid, a própria Rihanna, entre muitos outros. 

 Rihanna chegou com os dois pés na porta do mundo das lingeries e transformou a impressão que tínhamos sobre ele, deixando bem claro que inclusão não é gentileza e sim algo essencial que deve sempre estar presente. Divertidos, bonitos e diversificados, ambos os shows valem a pena serem assistidos! Também é recomendado conferir a página do Instagram da marca(@savagexfenty).  

Fontes: https://veja.abril.com.br/cultura/victorias-secret-e-as-empresas-que-nao-se-adaptaram-aos-novos-tempos/

Amazon Video

Antônio Campos, Amanda Barbosa e Livia Larangote, NUPEV. 

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