Os Processos da Criação de uma Coleção de Moda

Para entendermos melhor cada etapa da criação de uma coleção, primeiro precisamos compreender  o que é uma coleção de moda, pode-se dizer que uma coleção é constituída por um conjunto de peças, como roupas, sapatos ou acessórios, que tenham algo em comum. Essa semelhança se deve pela associação  ao tema e à ideia que o estilista e a marca desejam passar ao seu consumidor, já uma coleção conceitual têm o intuito de evidenciar o tema trabalhado, de explorar um conceito, ideias e outras inspirações do designer no momento de concepção do trabalho. Devido a essa natureza, ninguém “usa” necessariamente as roupas exibidas nas passarelas. Sendo assim é muito importante que os envolvidos com a criação de uma coleção definam precisamente a ideia pois o conceito e estilo empregado pela mesma iram acompanhar o nome da marca ou o estilista. 

Para a criação de uma coleção, além de definir a ideia e o conceito, é necessário também  decidir se a coleção vai ser conceitual ou não, escolher seu público alvo determinando sua faixa etária, o poder econômico e a localização e realizar uma pesquisa sobre qual mercado a marca está inserida. Após a realização das etapas iniciais a marca e/ou estilista já encontraram seu nicho e estilo de clientes bem definidos, sendo assim é possível fazer um planejamento especial para os mesmos aumentando significativamente as chances de sucesso da coleção. 

Após as etapas de pesquisa inicia-se a etapa de criação de esboços e croquis de estilo os mesmos são responsáveis por expressar as ideias principais do estilista para a peça ou a coleção, seu objetivo  não é atingir o realismo mas sim representar conceitos e pensamentos passados pelo criador da coleção, os croquis além de representar pensamentos do criador, devem conter todas as  informações necessárias para confecção da peça como por exemplo cores, estampas, tipos de tecido, caimento etc. Ademais, é necessário também que o responsável pela coleção estabeleça uma harmonia entre todos os croquis e seus componentes atentando- se ao  tema central escolhido e a identidade do conjunto de peças. Por fim, as peças pilotos serão produzidas após aprovadas, inicia-se a etapa final, a confecção das peças da coleção e a divulgação da mesma. 

Tendo em vista todos os estágios para a realização de uma coleção de moda, observamos que são etapas extensas e todas possuem grande importância para o resultado final.


Sofia Guedes, Antônio Campos, NUPEV.

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