Quem é o Pai da Alta Costura?

Charles Frederick Worth é geralmente considerado o pai da alta costura e o fundador da moda como indústria e arte. Através de suas criações, seus conceitos e métodos de costura inovadores, Charles Frederick Worth conseguiu definir a imagem de sua época e inspirou inúmeros designers que o seguiram. Sem esquecer o futuro da indústria, Worth aproveita o brilho dos anos gloriosos e cristaliza a prosperidade e a beleza do presente. No processo, ele criou tendências que ainda são sentidas no mundo da alta costura hoje e continuarão a influenciar e moldar nossas noções de luxo.

Fonte: https://revistavlk.com.br/alta-costura-entenda-o-termo-luxuoso/charles-frederick-worth/

Charles Frederick Worth nasceu em 1825 na cidade de Bourne, parte sul de Lin-colnshire, Inglaterra. Quando ele ainda era pequeno, começou a trabalhar em uma pequena fábrica de impressão, mas não se identificou muito com o trabalho. Mais tarde foi enviado para a capital, onde começou a trabalhar na Swan & Edgar, uma loja de alfaiataria masculina,e permaneceu ali de 1838 a 1845.

Ao sair da Swan & Edgar, continuou sua carreira na Lewis & Allenby. Worth mudou-se para Paris em 1846 e encontrou um cargo na famosa casa de costura e moda Gagelin et Opigez. A posição deu a Worth a experiência que mais tarde lhe permitiria construir seu próprio negócio. A empresa que acabou se tornando a House of Worth foi fundada no final de 1856 ou início de 1857 em 7 rue de la Paix como Worth e Bobergh, com Worth como diretor artístico e Bobergh como diretor financeiro.

Worth conseguiu a atenção das damas da corte francesa e depois da imperatriz Eugénie, que nomeou Charles costureiro da corte em 1860.

Os designs de Worth se caracterizam pelo uso de tecidos e enfeites suntuosos, pela incorporação de elementos históricos do vestuário e pela atenção ao caimento. Enquanto o designer sempre cria peças únicas para seus clientes mais importantes, ele é particularmente conhecido por criar uma série de designs que são exibidos em modelos ao vivo na House of Worth.

Worth não foi o primeiro nem o único estilista a organizar seu negócio dessa forma, mas sua expressão artística única e forte crença em seu talento, ideias e criatividade, além de sua autodescrição positiva lhe rendeu o título de “Pai da Alta Costura”.

Alguns designs de Charles Frederick Worth:

Fonte: https://www.europeana.eu/en/exhibitions/les-couturiers/charles-frederick-worth

Fonte:https://www.europeana.eu/en/exhibitions/les-couturiers/charles-frederick-worth

Fonte: https://www.europeana.eu/en/exhibitions/les-couturiers/charles-frederick-worth

Fonte: https://barbarafreres.de/en/the-first-fashion-designer/

Fonte: https://barbarafreres.de/en/the-first-fashion-designer/



Referências

DEBOM, P. Charles Frederick Worth. Fragmentos de uma trajetória. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, v. 11, n. 24, p. 146–166, 5 dez. 2018.

THE, H.; DEBOM, P. ;. O PRECURSOR DA ALTA COSTURA. Disponível em: <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202016/GT/GT06-MODA-CULTURA-E-HISTORICIDADE/GT-06-O-PRECURSOR-DA-ALTA-COSTURA-COLOQUIO.pdf>. Acesso em: 24 out. 2022.

Ana Júlia Oliveira, Antônio Campos, NUPEV.


Comentários