Europeus e brasileiros realizam intercâmbio sobre setor têxtil e de confecção

Especialistas do mercado europeu estiveram em São Paulo para ministrar diferentes painéis sobre questões industriais e regulatórias entre Brasil e União Europeia. As palestras, que coincidiram com a realização da Première Brasil, aconteceram nos dias 19 e 20 de janeiro, no Expo Center Norte e na sede da ABIT. O evento faz parte das iniciativas do “Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil”, cujo objetivo é contribuir para o progresso e aprofundamento das suas relações bilaterais, por meio do apoio ao desenvolvimento de diálogos setoriais em temas de interesse mútuo, intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências.
 

Especialistas trocam experiências sobre o mercado europeu de têxteis


No dia 19, os seminários Perspectivas de mercado do setor têxtil e de confecção na UE, Pesquisa e Desenvolvimento e Políticas públicas e privadas na área de moda, foram realizados no Expo Center Norte. No dia 20, os de Políticas relativas a meio ambiente e sustentabilidade, incluindo REACH, Estudos antropométricos e Políticas industriais e comerciais ocorreram no auditório da ABIT, parceira institucional no Brasil do “Projeto de Apoio aos Diálogos Setoriais” e responsável pela organização da iniciativa.

“Esses eventos têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos e especificidades desta relação bilateral, além de promover uma cooperação mútua entre ambos os mercados e indústrias”, destaca o diretor superintendente da ABIT, Fernando Pimentel.
 
Ao longo dos encontros, os participantes puderam ampliar o diálogo e expandir suas informações sobre o setor têxtil e de confecção do Brasil e sobre o mercado europeu, compartilhar experiências de sucesso na área de políticas industriais e comerciais e de pesquisa e inovação. Cada etapa dos seminários teve dois dias de discussão sobre os temas prioritários e mais dois dias de visita ao Première Brasil.
 
Apesar de o Brasil ser o quinto maior produtor mundial de têxteis, as vendas do setor para a UE são inferiores às importações. Segundo dados do governo federal, o País fechou a balança comercial têxtil com a União Europeia com saldo negativo de U$ 251 milhões, em 2010. Ainda no mesmo ano, as exportações brasileiras destes artigos para a UE chegaram a U$ 139 milhões. 
 
Agenda Europeia
O projeto envolve ainda a realização de uma segunda rodada de seminários na Europa, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2012. A escolha da data, a exemplo do que ocorreu no Brasil, também coincide com período de realização de um evento importante para o setor, a Première Vision, em Paris. A ABIT fará parte do quadro dos speakers das palestras e mostrará aos europeus os principais aspectos da cadeia têxtil e de confecção nacional, incluindo mercado de atuação.


Em fevereiro, brasileiros vão à Europa para seminário sobre a indústria têxtil e de confecção do País


FONTE: ABIT

Comentários