Empresários norte-americanos visitam o Brasil em busca de produtos brasileiros para ação nos EUA


Rede de supermercados Central Market promoverá produtos brasileiros em espaço privilegiado em suas lojas nos Estados Unidos. Com apoio da Apex-Brasil, comitiva participou de rodadas de negócios e visitas técnicas em quatro estados brasileiros
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu, na semana passada, a vinda de 17 compradores vinculados à rede supermercadista norte-americana Central Market, que é o nicho gourmet da rede HEB (Here Everything´s Better). Os executivos vieram ao Brasil conhecer produtos e fornecedores dos segmentos de alimentos, bebidas, cosméticos e artesanato. Na agenda, estiveram rodadas de negócios, degustações e visitas técnicas realizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
O objetivo da ação, organizada pela Apex-Brasil e por seu Centro de Negócios em Miami (Estados Unidos), com apoio de entidades setoriais e dos Centros Internacionais de Negócios (CINs), foi selecionar os produtos que farão parte da mostra Passport Brazil 2013, projeto desenvolvido anualmente pela Central Market e que consiste na promoção de produtos típicos de um determinado país em um espaço privilegiado de algumas lojas da rede nos EUA. Em maio de 2013, o país-alvo da promoção, que terá duração de duas semanas, é o Brasil.
A Apex-Brasil está auxiliando os norte-americanos a identificarem quais produtos e fornecedores brasileiros poderão ser incluídos no Passport Brazil 2013. Além de promover as exportações para as empresas brasileiras de diversos segmentos, a ação permitirá que os produtos brasileiros tenham, sem custo, visibilidade em espaço privilegiado dentro das unidades da Central Market.
Agenda
Nos dias 4 e 5 de agosto, os compradores participaram, em São Paulo, de degustações em restaurantes gourmets e de visitas ao Mercado Municipal e à Feira do Pacaembu, que foram desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA). Nos dias 6 e 7, foram realizadas rodadas de negócios com 95 empresas brasileiras no Hotel InterContinental em São Paulo. Parte da delegação também fez visitas técnicas a fazendas de café no interior do estado de São Paulo.
Em Belo Horizonte, parte da comitiva americana participou, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), de novas rodadas de negócios com 21 empresas mineiras dos segmentos de café, laticínios, pão de queijo, sucos processados, cosméticos  e doces. O grupo, em seguida, visitou a cidade de Tiradentes, onde acompanhou in loco a produção de artesanato mineiro e participou de uma degustação de leitão à pururuca, um dos produtos que pode ser promovido no Passport Brazil 2013.
A visita ao Rio Grande do Sul passou pela região da Serra Gaúcha, onde os executivos norte-americanos conheceram a sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e diversas vinícolas da região.
A programação dos empresários norte-americanos no Brasil também incluiu passagem pelo Rio de Janeiro, com visitas a lojas de artesanato e de produtos de perfumaria  e beleza.
Os executivos puderam, em todos esses estados, conhecer alguns dos principais chefs brasileiros premiados (como Luiz Ney, Alex Atala, Dona Lucinha e Dona Nelsa), que serão convidados para visitarem a Central Market em 2013 na fase em que as equipes norte-americanas receberão treinamento em culinária brasileira.
Em setembro, outro grupo de compradores da Central Market retornará ao Brasil para conhecer produtos e potenciais fornecedores dos segmentos de pescados, frutas, sucos e flores. A comitiva planeja passar pelas cidades de Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

FONTE: Apex-Brasil

Comentários